https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/issue/feed Vecher 2024-11-18T17:43:30-03:00 Secretaria da Triálogo contato@trialogo.com.br Open Monograph Press https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/53 Cicatrizes e impactos de eventos disruptivos 2024-11-18T17:43:30-03:00 Valderez Marina do Rosário Lima exemplo@exemplo.com Fabiana Campos de Borba Vincent exemplo@exemplo.com Valesca Brasil Irala exemplo@exemplo.com Andrews Jobim exemplo@exemplo.com Anderson Luis Jeske Bihain exemplo@exemplo.com Vanessa Forneck exemplo@exemplo.com Natália Valim Mansan de Quadros exemplo@exemplo.com Karla Fernanda Wunder da Silva exemplo@exemplo.com Bettina Steren dos Santos exemplo@exemplo.com Eduarda da Silva Lopes exemplo@exemplo.com Luiz Alberto Lorenzi Filho exemplo@exemplo.com Paola Cazzanelli exemplo@exemplo.com Luciano Dernardin de Oliveira exemplo@exemplo.com Camila Bueno exemplo@exemplo.com Danielle Diogo exemplo@exemplo.com Ana Patrícia Henzel Richter exemplo@exemplo.com Lucia Giraffa exemplo@exemplo.com Elisabete Cerutti exemplo@exemplo.com <p><strong>Cicatrizes e Impactos de Eventos Disruptivos</strong> explora os desafios e aprendizados enfrentados pela educação em cenários de crise, como a pandemia de Covid-19 e as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em 2024. A obra reúne reflexões teóricas, análises práticas e relatos emocionantes, destacando a necessidade de adaptação, inovação e resiliência em tempos de adversidade. Ao abordar experiências que vão da superação das barreiras tecnológicas e emocionais ao uso de metodologias pedagógicas flexíveis, o livro aponta caminhos para transformar desafios em oportunidades de crescimento. Um convite à reflexão sobre o papel transformador da educação em momentos de incerteza.</p> 2024-11-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Triálogo e autores https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/52 Olhares educacionais e transdisciplinares 2024-10-15T19:20:46-03:00 Marcelo Duarte exemplo@exemplo.com Stéfani Lima exemplo@exemplo.com Caren Albanio de Oliveira exemplo@exemplo.com Moacir Lopes de Camargos exemplo@exemplo.com Luciana Pimentel Rodriguez exemplo@exemplo.com Paulo Henrique Maia da Silveira exemplo@exemplo.com Luma Costa Minotto Pereira exemplo@exemplo.com Liliane Martins Costa exemplo@exemplo.com Bruno Echebeste Saadi exemplo@exemplo.com Edward Frederico Castro Pessano exemplo@exemplo.com Lúcio Jorge Hammes exemplo@exemplo.com Ana Paula da Silva Moreira exemplo@exemplo.com Adriana Martins da Silva exemplo@exemplo.com <p><strong>Olhares educacionais e transdisciplinares</strong> apresenta uma visão abrangente e conectada dos desafios que permeiam a educação contemporânea, abordando temas como inclusão, cidadania, ética, e diversidade cultural. Cada capítulo oferece um olhar único sobre questões complexas que transcendem o ensino tradicional, convidando o leitor a refletir sobre o papel transformador da educação. Por meio de experiências pessoais e pesquisas empíricas, a obra explora como as práticas educacionais se entrelaçam com as dinâmicas sociais, históricas e culturais, promovendo uma compreensão mais profunda e integrada dos fenômenos que afetam o ambiente escolar. Este livro é um convite à reflexão e ao engajamento, revelando como a educação pode ser um poderoso veículo para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e plural.</p> <p><strong>DOI: <a href="https://doi.org/10.70513/olhares-educ-transdiscip" target="_blank" rel="noopener">10.70513/olhares-educ-transdiscip</a></strong></p> <p><strong>DOI: <a href="https://doi.org/10.70513/olhares-educ-transdiscip.1" target="_blank" rel="noopener">10.70513/olhares-educ-transdiscip.1</a></strong></p> <p><strong>DOI: <a href="https://doi.org/10.70513/olhares-educ-transdiscip.2" target="_blank" rel="noopener">10.70513/olhares-educ-transdiscip.2</a></strong></p> <p><strong>DOI: <a href="https://doi.org/10.70513/olhares-educ-transdiscip.3" target="_blank" rel="noopener">10.70513/olhares-educ-transdiscip.3</a></strong></p> <p><strong>DOI: <a href="https://doi.org/10.70513/olhares-educ-transdiscip.4" target="_blank" rel="noopener">10.70513/olhares-educ-transdiscip.4</a></strong></p> <p><strong>DOI: <a href="https://doi.org/10.70513/olhares-educ-transdiscip.5" target="_blank" rel="noopener">10.70513/olhares-educ-transdiscip.5</a></strong></p> <p><strong>DOI: <a href="https://doi.org/10.70513/olhares-educ-transdiscip.6" target="_blank" rel="noopener">10.70513/olhares-educ-transdiscip.6</a></strong></p> <p><strong>DOI: <a href="https://doi.org/10.70513/olhares-educ-transdiscip.7" target="_blank" rel="noopener">10.70513/olhares-educ-transdiscip.7</a></strong></p> <p><strong>DOI: <a href="https://doi.org/10.70513/olhares-educ-transdiscip.8" target="_blank" rel="noopener">10.70513/olhares-educ-transdiscip.8</a></strong></p> <p><strong>DOI: <a href="https://doi.org/10.70513/olhares-educ-transdiscip.9" target="_blank" rel="noopener">10.70513/olhares-educ-transdiscip.9</a></strong></p> 2024-10-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Triálogo e autores https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/51 O Erro é meu amigo: Guia do Professor 2024-09-26T16:26:37-03:00 Lucia Giraffa exemplo@exemplo.com Margarete Santos exemplo@exemplo.com <p><strong>O Erro é Meu Amigo: Guia do Professor</strong> é uma obra complementar do livro infantil <strong>O Erro é Meu Amigo!</strong>, lançado em 2021, focado em auxiliar professores a trabalhar a temática do erro como uma parte positiva e essencial do processo de aprendizagem com seus alunos. Escrito por Lucia Giraffa e Margarete Santos, o guia oferece reflexões, sugestões e orientações para que os educadores possam incorporar a ideia de que o erro não é um fracasso, mas uma oportunidade de crescimento e reflexão. Com base na metodologia apresentada no livro infantil, o guia convida professores a promoverem um ambiente acolhedor, onde o erro seja visto como uma etapa necessária nas tentativas e descobertas das crianças, incentivando a aprendizagem colaborativa e o pensamento crítico.</p> <p><strong>DOI: <a href="https://doi.org/10.70513/oerroemeuamigo-guiadoprofessor" target="_blank" rel="noopener">10.70513/oerroemeuamigo-guiadoprofessor</a></strong></p> 2024-09-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Triálogo, Lucia Giraffa e Margarete Santos https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/50 Olívia e a Internet 2024-09-20T16:20:49-03:00 Andrews Jobim exemplo@exemplo.com Lucia Giraffa exemplo@exemplo.com <p><strong>Olívia e a Internet</strong> é uma encantadora aventura que acompanha Olívia, uma menina curiosa que descobre o fascinante mundo da Internet. Ao receber um computador portátil, Olívia se depara com Chipinho, um divertido guia digital que a ajuda a explorar a rede mundial de computadores. Juntos, eles visitam diferentes "sites", onde Olívia aprende sobre a importância da segurança online, da verificação de informações e dos perigos de se esconder atrás de disfarces digitais. A história traz lições valiosas para crianças sobre o uso responsável da Internet, mostrando que, apesar de ser um lugar divertido e educativo, é essencial equilibrar o tempo online com experiências no mundo real.</p> <p><strong>DOI</strong>: <strong><a href="https://doi.org/10.29327/5429722" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5429722</a></strong></p> 2024-09-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Triálogo, Andrews Jobim e Lucia Giraffa https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/49 Formação Docente na Contemporaneidade: Desafios, Inovações e Perspectivas 2024-09-16T14:51:30-03:00 Francéli Brizolla exemplo@exemplo.com Rafaela Melo Ferreira exemplo@exemplo.com Crisna Daniela Krause Bierhalz exemplo@exemplo.com Silviane Paz Pacheco exemplo@exemplo.com Lisete Funari Dias exemplo@exemplo.com Joice Neves exemplo@exemplo.com Ana Cristina da Silva Rodrigues exemplo@exemplo.com Tiago Ramires exemplo@exemplo.com Nilza Soares dos Santos Peraça exemplo@exemplo.com Diogo Almeida e Silva exemplo@exemplo.com Léslie Amanda da Silva exemplo@exemplo.com Marilene Vaz Silveira exemplo@exemplo.com Josefa Oliveira de Souza exemplo@exemplo.com Rita Luciana Saraiva Jorge exemplo@exemplo.com Anna Elizandra Sonego Fernandes exemplo@exemplo.com Pablo Ferreira Pereira exemplo@exemplo.com Valesca Brasil Irala exemplo@exemplo.com Leandro Blass exemplo@exemplo.com Mégui Mascarelo Sudo exemplo@exemplo.com <p>O livro <strong>Formação Docente na Contemporaneidade: Desafios, Inovações e Perspectivas</strong> reúne uma série de reflexões e pesquisas que abordam os principais desafios da formação de professores no século XXI. A obra discute temas essenciais, como a inclusão educacional, o impacto das tecnologias no ensino, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o papel do autoconhecimento no sucesso acadêmico. A partir da perspectiva de diferentes autoras e autores, esta obra oferece uma visão crítica e inovadora sobre as transformações necessárias na educação, convidando educadores a repensarem suas práticas e a se prepararem para um cenário em constante mudança.</p> <p><strong>DOI do Livro: </strong><a href="https://doi.org/10.29327/5428826" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5428826</a></p> <p><strong>DOI do Capítulo 1: </strong><a href="https://doi.org/10.29327/5428826.1-1" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5428826.1-1</a></p> <p><strong>DOI do Capítulo 2: </strong><a href="https://doi.org/10.29327/5428826.1-2" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5428826.1-2</a></p> <p><strong>DOI do Capítulo 3: </strong><a href="https://doi.org/10.29327/5428826.1-3" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5428826.1-3</a></p> <p><strong>DOI do Capítulo 4: </strong><a href="https://doi.org/10.29327/5428826.1-4" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5428826.1-4</a></p> <p><strong>DOI do Capítulo 5: </strong><a href="https://doi.org/10.29327/5428826.1-5" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5428826.1-5</a></p> <p><strong>DOI do Capítulo 6:</strong> <a href="https://doi.org/10.29327/5428826.1-6" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5428826.1-6</a></p> <p><strong>DOI do Capítulo 7: </strong><a href="https://doi.org/10.29327/5428826.1-7" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5428826.1-7</a></p> <p><strong>DOI do Capítulo 8: </strong><a href="https://doi.org/10.29327/5428826.1-8" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5428826.1-8</a></p> 2024-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Triálogo e autores https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/48 Desafios da Inclusão: Estratégias Pedagógicas, Formação Docente e Tecnologias Educacionais 2024-08-16T10:53:02-03:00 D’layne Giordana Pereira Soares exemplo@exemplo.com Camilla Maria dos Santos de Araújo exemplo@exemplo.com D'Jullian Glay Pereira Soares exemplo@exemplo.com Larissa Maria Vitor Dourado exemplo@exemplo.com Orlando de Lima Monteiro exemplo@exemplo.com Simone Maria Carvalho e Silva Lima exemplo@exemplo.com Jean da Silva Lima exemplo@exemplo.com Maria do Socorro Pereira Santos exemplo@exemplo.com Waldirene Oliveira Garreto exemplo@exemplo.com <p><strong>Desafios da Inclusão: Estratégias Pedagógicas, Formação Docente e Tecnologias Educacionais</strong> mergulha nas complexidades da inclusão escolar, abordando temas como adaptações curriculares, avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência e o uso de tecnologias assistivas. Através de estudos de caso e análises teóricas, a obra oferece uma reflexão crítica sobre as práticas educacionais inclusivas, destacando os desafios e as inovações necessárias para construir uma educação que realmente acolha a diversidade.</p> <p><strong>DOI Livro: <a href="https://doi.org/10.29327/5419602" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5419602</a></strong></p> <p><strong>DOI Capítulo 1: <a href="https://doi.org/10.29327/5419602.1-1" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5419602.1-1</a></strong></p> <p><strong>DOI Capítulo 2: <a href="https://doi.org/10.29327/5419602.1-2" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5419602.1-2</a></strong></p> <p><strong>DOI Capítulo 3: <a href="https://doi.org/10.29327/5419602.1-3" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5419602.1-3</a></strong></p> <p><strong>DOI Capítulo 4: <a href="https://doi.org/10.29327/5419602.1-4" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5419602.1-4</a></strong></p> <p><strong>DOI Capítulo 5: <a href="https://doi.org/10.29327/5419602.1-5" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5419602.1-5</a></strong></p> <p><strong>DOI Capítulo 6: <a href="https://doi.org/10.29327/5419602.1-6" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5419602.1-6</a></strong></p> <p><strong>DOI Capítulo 7: <a href="https://doi.org/10.29327/5419602.1-7" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5419602.1-7</a></strong></p> 2024-08-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Triálogo e autores https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/47 Vozes da Docência na Educação Inclusiva: Experiências com Estudantes no Espectro Autista 2024-08-14T22:27:35-03:00 Vaneza Silva da Rosa exemplo@exemplo.com <p>Esta obra investiga as experiências de professoras com estudantes no espectro autista, explorando os desafios e as reflexões gerados pela convivência com a diversidade, utilizando a metáfora do desenho para ilustrar os sentidos atribuídos a essas vivências. O livro destaca como as interações com estudantes autistas desafiam as docentes a repensarem suas abordagens e a confrontarem o sentimento de despreparo.</p> <p><strong>DOI: <a href="https://doi.org/10.29327/5419204" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5419204</a></strong></p> 2024-08-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Triálogo e autores https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/46 Horizontes da Educação em Ciências: Diálogos Teórico-Práticos 2024-08-08T12:31:57-03:00 Edward Pessano exemplo@exemplo.com Fernando Siqueira da Silva exemplo@exemplo.com Pedro Antonio Ourique exemplo@exemplo.com Carlos Maximiliano Dutra exemplo@exemplo.com Francisco Catelli exemplo@exemplo.com Odilon Giovannini Junior exemplo@exemplo.com Valter Antonio Ferreira exemplo@exemplo.com Lisete Funari Dias exemplo@exemplo.com Bianca Maria de Lima exemplo@exemplo.com Silvia Mossi Utzig exemplo@exemplo.com Cristina Peres Barboza Dias exemplo@exemplo.com Bruno de Alencastro Louzada exemplo@exemplo.com Isolete Teixeira de Castro exemplo@exemplo.com Pedro Fernando Teixeira Dorneles exemplo@exemplo.com Milena Teixeira Marques exemplo@exemplo.com Fabiana Dornelles Robaina exemplo@exemplo.com Andréa de Carvalho Pereira exemplo@exemplo.com Cicero Gularte Scaglioni exemplo@exemplo.com Luciana Batista de Freitas exemplo@exemplo.com Lorena Garces Silva exemplo@exemplo.com Núbia Rosa Baquini da Silva Martinelli exemplo@exemplo.com Jaqueline Ritter exemplo@exemplo.com Anthony Renan Brum Rodrigues exemplo@exemplo.com Natali Gonçalves Gomes exemplo@exemplo.com <p><strong>Horizontes da Educação em Ciências: Diálogos Teórico-Práticos</strong> explora as múltiplas dimensões da educação em ciências por meio de contribuições de diversos pesquisadores. A obra abrange temas como interseção entre matemática e astronomia, modelagem computacional no ensino médio, integração de línguas e educação ambiental, feiras de ciências como espaços de pesquisa e extensão, metodologias de aprendizagem ativa, protagonismo discente, e inovação pedagógica no ensino de física. Este livro oferece uma rica análise teórica e prática, promovendo reflexões sobre os desafios e inovações na educação em ciências.<br /><br /><strong>DOI: <a href="https://doi.org/10.29327/5417617" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5417617</a></strong></p> 2024-08-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Triálogo e autores https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/44 Práticas Pedagógicas e Desafios Contemporâneos em Educação 2024-06-08T22:22:55-03:00 Marcelo Duarte exemplo@exemplo.com Érica Cilene dos Santos Cardoso exemplo@exemplo.com Debora Rocha Silva exemplo@exemplo.com Cimone Halberstadt exemplo@exemplo.com Francéli Brizolla exemplo@exemplo.com Lisete Funari Dias exemplo@exemplo.com Vitória da Luz exemplo@exemplo.com Marilene Vaz Silveira exemplo@exemplo.com Sandrielle Cardoso Teixeira exemplo@exemplo.com Viviane Kanitz Gentil exemplo@exemplo.com Elisangela Rodrigues Vargas exemplo@exemplo.com Adriana Moraes dos Santos exemplo@exemplo.com Brenda Nascimento Santos exemplo@exemplo.com D’layne Giordana Pereira Soares exemplo@exemplo.com Stéfani Lima de Freitas exemplo@exemplo.com Luciana Pimentel Rodriguez exemplo@exemplo.com Paulo Henrique Maia da Silveira exemplo@exemplo.com <p><strong>Práticas Pedagógicas e Desafios Contemporâneos em Educação</strong> é uma coletânea dinâmica que busca explorar o espectro de inovações e desafios enfrentados no campo da educação hoje. Este livro procura proporcionar uma plataforma abrangente para o diálogo e a disseminação de novas ideias e estratégias que estão moldando as práticas educacionais em todo o mundo. Com um foco em abordagens transformadoras e respostas aos desafios emergentes, a obra visa influenciar tanto a prática pedagógica quanto a formulação de políticas educacionais.</p> <p><strong>DOI: <a href="https://doi.org/10.29327/5405528" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5405528</a></strong></p> 2024-06-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/43 Sentidos da Docência 2024-05-16T22:04:42-03:00 Paula Lemos Silveira exemplo@exemplo.com <p>Esta obra, derivada da dissertação de mestrado da autora, explora os significados atribuídos à docência por professores que atuam em ambientes virtuais de educação a distância em universidades comunitárias gaúchas do Consórcio das Universidades Comunitárias (COMUNG). Assim, o livro investiga as experiências docentes dentro desta modalidade educacional, estabelecendo também diálogos epistemológicos sobre os impactos das tecnologias na sociedade e os desafios específicos da educação a distância.</p> <p>DOI: <a href="https://doi.org/10.29327/5401205" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5401205</a></p> 2024-05-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/42 Interseções e Diálogos no Ensino e na Aprendizagem 2024-04-20T10:32:56-03:00 Valesca Brasil Irala exemplo@exemplo.com Marcelo Duarte exemplo@exemplo.com João Vítor Pinto Valério exemplo@exemplo.com Mégui Mascarelo Sudo exemplo@exemplo.com Marcélli Raddatz exemplo@exemplo.com Sandra Dutra Piovesan exemplo@exemplo.com Pablo Ferreira Pereira exemplo@exemplo.com Tatiane Goulart Coelho exemplo@exemplo.com Leandro Blass exemplo@exemplo.com Anderson Luís Jeske Bihain exemplo@exemplo.com Sandrielle Cardoso Teixeira exemplo@exemplo.com Viviane Kanitz Gentil exemplo@exemplo.com Anna Elizandra Sonego Fernandes exemplo@exemplo.com Beatriz Campestrini exemplo@exemplo.com <p>Num contexto de transformações sociais profundas, no qual a preocupação com os sujeitos e suas vivências é cada vez mais evidente, as estruturas educacionais também enfrentam uma mudança de paradigma. Nesse cenário dinâmico, o debate educacional expande-se para abranger uma variedade de temas que impactam a vida dos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem. É nesse contexto que emergem os diálogos transformadores propostos por pesquisadores e mestrandos do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa. Este livro é o resultado desse desafio, em que cada capítulo apresenta uma perspectiva única, fruto de escolhas metodológicas e teóricas diversas.</p> <p><strong>ISBN</strong>: 978-65-982325-1-1<br /><strong>DOI</strong>: <a href="https://doi.org/10.29327/5395277" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5395277</a></p> 2024-04-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/40 O contexto da sala de aula na perspectiva da infrequência no Ensino Médio 2023-11-09T19:14:30-03:00 Sandrielle Cardoso Teixeira exemplo@exemplo.com <p>Originado a partir de vivências durante a iniciação à docência, o livro "O contexto da sala de aula na perspectiva da infrequência no Ensino Médio" apresenta uma perspectiva interessante sobre a problemática da infrequência, oferecendo ferramentas para aprimorar a prática docente e buscar soluções factíveis. Com uma narrativa prática e enriquecedora, a autora compartilha insights valiosos e plenamente adaptáveis às diferentes realidades escolares.</p> <p>DOI: <a href="https://doi.org/10.29327/5330109" target="_blank" rel="noopener"><strong>10.29327/5330109</strong></a></p> 2023-10-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/45 Anais do XXIV Fórum de Estudos - Leituras de Paulo Freire: Fronteiras Freireanas - Tolerância e amorosidade, a fronteira como lugar de encontro e conexões transfronteiriças 2024-06-24T11:44:07-03:00 Ana Cristina da Silva Rodrigues exemplo@exemplo.com Renata Hernandez Lindemann exemplo@exemplo.com Gabriela Ximendes Swenson exemplo@exemplo.com Raissa Lamadril da Silva Silveira exemplo@exemplo.com <p>Os Anais que aqui compartilhamos estão organizados em duas partes. Por um lado, a primeira parte é marcada pela Carta Compromisso do Fórum, presente nas publicações aos longo destes 24 Fóruns, somada às cartas prévias enviadas a todos vocês como forma de preparação/ "aquecimento" para o “Fórum de Bagé”; e, posteriormente, todos os trabalhos apresentados nos Círculos Dialógicos, organizados por Eixos, que ocorreram em salas presenciais e remotas, para os quais todos os trabalhos foram agrupados. Cada capítulo desta primeira parte está organizado por um bloco de cartas pedagógicas e outro bloco de resumos expandidos, simples e outras formas de expressão. A segunda parte trata-se dos textos apresentados nas mesas temáticas, que compõem um e-book a parte, buscando em certa medida, uma reflexão conjunta a respeito da temática geral do Fórum.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ISBN</strong>: 978-65-84591-27-1</p> <p><strong>ISSN</strong>: 2176-3569</p> <p><strong>DOI</strong>: <a href="https://doi.org/10.29327/5340773" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5340773</a></p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Realização</strong></p> <p>Universidade Federal do Pampa; Campus Bagé; Campus Jaguarão; Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE (Bagé); Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu (Jaguarão); Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Avaliação e Gestão da Educação - GEPPAGE;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Apoio</strong></p> <p>Coletivo de Leitoras de Paulo Freire na França; Associação dos Supervisores em Educação do RS - ASSERS; Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Gestão Educacional (UNISINOS); Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (UFFS); Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado (UNISC); Instituto de Educação (FURG); Programa de Pós Graduação em Educação (UFSM); Programa de Pós-graduação em Educação (UFRGS); Instituto Federal Farroupilha; Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA); Rede Nacional Café com Paulo Freire; Coletivo Terra de Marias.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Financiamento</strong></p> <p>Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) - Edital 12/2022 – Auxílio para Organização de Eventos</p> 2023-10-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/38 Algo e Ritmo: uma aventura de programação 2023-07-24T03:44:19-03:00 Lucia Giraffa exemplo@exemplo.com Margarete Santos exemplo@exemplo.com <p>Algo e Ritmo: uma aventura de programação é uma encantadora história escrita por Lucia Giraffa e Margarete Santos, criadoras do maravilhoso livro O Erro é meu amigo. Na nova obra, as autoras apresentam os cachorrinhos Algo e Ritmo, o gato Code e o passarinho Buggy. Os quatro empreenderão uma aventura para ajudar a sua humana Duda a aprender mais sobre programação. Este livro fascina por apresentar o mundo da tecnologia de forma lúdica e envolvente. Com essa cativante história, as autoras promovem o pensamento computacional, a colaboração e a perseverança, destacando que aprender é uma jornada repleta de descobertas que fica melhor com amigos!</p> <p>DOI: <strong><a href="https://doi.org/10.29327/5285382" target="_blank" rel="noopener">https://doi.org/10.29327/5285382</a></strong>.</p> 2023-07-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/35 Reconfigurações docentes: experiências com modalidades educacionais e tecnologias digitais em Instituições Comunitárias de Ensino Superior 2023-06-02T12:50:57-03:00 Paula Lemos Silveira exemplo@exemplo.com <p>Este livro analisa as transformações na docência diante das diferentes modalidades educacionais e tecnologias digitais nas universidades comunitárias, com ênfase, especialmente, nas narrativas docentes sobre essas transformações. Explora as reconfigurações docentes e a interconexão entre as modalidades educacionais presencial, online e híbrida, bem como a utilização de metodologias ativas. Ressalta o papel dos Núcleos de Aperfeiçoamento Pedagógico em meio às transformações tecnológico-pedagógicas. Nesse contexto, destaca-se também a opinião docente sobre a importância de propostas curriculares atraentes para promover o engajamento discente e docente, trabalho que é implementado pelos NAPs.</p> <p>DOI: <strong><a href="https://doi.org/10.29327/5252231" target="_blank" rel="noopener">https://doi.org/10.29327/5252231</a></strong></p> 2023-05-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/37 No todo son rosas: reflexionando sobre prejuicios, luchas y logros femeninos 2023-06-02T21:29:27-03:00 Clarisse Ismério exemplo@exemplo.com Ana Karolina Matias Emydio exemplo@exemplo.com Fernanda da Silva Lima exemplo@exemplo.com Iara Schardosin Bayma de Menezes exemplo@exemplo.com Camila Morales exemplo@exemplo.com Alice Milagres exemplo@exemplo.com Wilma dos Santos Coqueiro exemplo@exemplo.com <p>“No todo son rosas: reflexiones sobre prejuicios, luchas y logros femeninos” es un libro fundamental para los estudios feministas contemporáneos. Aborda la opresión y discriminación sufrida por las mujeres, tanto blancas como negras, en su esencia. Destaca la importancia de desafiar los prejuicios y luchar por la igualdad de género. El libro cuestiona mitos patriarcales y busca desmantelar la asociación de la mujer con el pecado y la culpa. Proporciona reflexiones valiosas sobre el papel de la mujer en la sociedad y aboga por un cambio radical en la percepción y tratamiento de las mujeres. Una lectura imprescindible para aquellos comprometidos con la equidad y la justicia de género.</p> <p> </p> <p>DOI do Livro: <strong><a href="https://doi.org/10.29327/5252268" target="_blank" rel="noopener">doi.org/10.29327/5252268</a></strong></p> <p>DOI do Cap1: <strong><a href="https://doi.org/10.29327/5252268.2-1" target="_blank" rel="noopener">doi.org/10.29327/5252268.2-1</a></strong></p> <p>DOI do Cap2: <strong><a href="https://doi.org/10.29327/5252268.2-2" target="_blank" rel="noopener">doi.org/10.29327/5252268.2-2</a></strong></p> <p>DOI do Cap3: <strong><a href="https://doi.org/10.29327/5252268.2-3" target="_blank" rel="noopener">doi.org/10.29327/5252268.2-3</a></strong></p> <p>DOI do Cap4: <strong><a href="https://doi.org/10.29327/5252268.2-4" target="_blank" rel="noopener">doi.org/10.29327/5252268.2-4</a></strong></p> <p>DOI do Cap5: <strong><a href="https://doi.org/10.29327/5252268.2-5" target="_blank" rel="noopener">doi.org/10.29327/5252268.2-5</a></strong></p> 2023-05-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/33 Docências em constituição: narrativas de professoras em suas experiências de cuidado de si 2023-06-02T00:34:21-03:00 Vaneza Silva da Rosa exemplo@exemplo.com <p>Este livro busca problematizar a constituição das docências nas narrativas de um grupo de professoras a partir das suas experiências de cuidado de si. Os referenciais teóricos abrangem discussões em torno da noção de cuidado de si, experiência e docências. O estudo contou com a participação de seis professoras de duas escolas públicas localizadas na região do Vale do Rio Pardo, no estado do Rio Grande do Sul, focalizando os anos iniciais do ensino fundamental e a educação especial. Mediante as problematizações do estudo, evidenciou-se que as aprendizagens, constituídas por este grupo de professoras, podem ser tensionadas nas suas verdades tendo em vista que prescrevem uma forma de constituir docências.</p> <p>DOI: <a href="https://doi.org/10.29327/5252237" target="_blank" rel="noopener"><strong>https://doi.org/10.29327/5252237</strong></a></p> 2023-05-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/32 Memórias literárias: Nossas raízes contam histórias 2023-03-26T15:05:05-03:00 Taiza da Hora Fonseca exemplo@exemplo.com Vera Lúcia Cardoso Medeiros exemplo@exemplo.com Alessandro Carvalho Bica exemplo@exemplo.com Bianca Mendonça Rubilar exemplo@exemplo.com Eduarda Cunha Gazen Manzke exemplo@exemplo.com Ester Mariceli Alves exemplo@exemplo.com Flávia Machado Franco exemplo@exemplo.com Gabriéli Ritta Oliveira exemplo@exemplo.com Iasmin Soares Trindade exemplo@exemplo.com Isabelle Vitor Pim exemplo@exemplo.com Jéssica Vitória Pinto Robledo exemplo@exemplo.com <p>Este livro é resultado da prática de Estágio de Docência Orientada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, no curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. A turma de quarto semestre participou de discussões acerca do conceito de Memória e Memórias Literárias, a partir dos conceitos expostos, foram desafiados a escrever memórias familiares, uma escrita sensível a partir da escuta de histórias de família, transpondo-as em texto. Resultando, dessa maneira, em oito narrativas apresentadas neste volume. Aqui vocês encontrarão histórias e lembranças de outros tempos que demarcam o lugar social da mulher, a resiliência e perseverança em busca dos sonhos, marcas de diversas regionalidades, as relações de mãe, avó e filha, aspectos culturais, sociais, de gênero e classe. Tais narrativas se chocam em pontos em comum: a sensibilidade das escritoras em ouvir histórias da família e transformá-las de forma poética em texto. </p> 2023-03-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/31 Español Libre: Guía Básico para aprendices jóvenes y adultos 2023-03-06T22:31:10-03:00 Valesca Brasil Irala exemplo@exemplo.com Fernanda Siqueira Freitas exemplo@exemplo.com Caroline Luiz de Vargas exemplo@exemplo.com Lara Meneses Sousa exemplo@exemplo.com Francineide Carrera Figueira exemplo@exemplo.com Ingrid Nash Cardozo Saraiva exemplo@exemplo.com Thiago Rodrigues Flores exemplo@exemplo.com João Vitor Pinto Valerio exemplo@exemplo.com Rodrigo Lima Gonçalves da Silva exemplo@exemplo.com Caroline Poschi Vasques exemplo@exemplo.com Luana Dantas Camara exemplo@exemplo.com Irina Taina Del Castillo Rosa exemplo@exemplo.com Ederson Rodrigues Ripado exemplo@exemplo.com Jéssica Borges exemplo@exemplo.com Rebeca Aquino exemplo@exemplo.com João Valerio exemplo@exemplo.com <p>Esta obra colectiva fue generada de modo totalmente colaborativo a lo largo de un semestre lectivo por estudiantes de la carrera de formación docente en "Letras - Línguas Adicionais (Inglês/Espanhol e respectivas literaturas)" de la Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), una institución brasileña ubicada en la región de la frontera de Brasil y Uruguay. Todos creemos que materiales didácticos, desde una perspectiva social, juegan un rol central en el aprendizaje, asociado al desempeño docente y al compromiso de los estudiantes, no sólo para ayudar a enseñar la lengua, sino también para ayudar a cambiar el modo de ver la vida por medio de la reflexión personal y colectiva sobre distintos temas actuales de nuestra sociedad. Así, organizamos esta obra gratuita (y fotocopiable) con el objetivo de brindar nuevos conocimientos de Lengua Española a aprendices jóvenes y adultos de nivel básico (sean estudiantes de secundaria, universitarios o profesionales). Se sugiere que el material sea utilizado por docentes en clase, pues el aprendizaje de lenguas es más efectivo cuando ocurre en el seno de la colectividad, a partir de la interacción con otros. Sin embargo, para los estudiantes más autónomos o hasta para complementar los estudios llevados a cabo en los contextos formales de enseñanza, también está destinado al aprendizaje autónomo. ¡Disfrútalo! ¡Compártelo! ¡Descúbrelo!</p> 2023-03-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/30 Dilemas emergentes e transversais ao processo de ensino e aprendizagem 2023-01-22T23:01:11-03:00 Valesca Brasil Irala exemplo@exemplo.com Marcelo Duarte exemplo@exemplo.com Augustho Soares exemplo@exemplo.com Cristiano Ferreira exemplo@exemplo.com Caren Rossi exemplo@exemplo.com Larissa do Prado Martins exemplo@exemplo.com Suzana Cavalheiro de Jesus exemplo@exemplo.com Luciane dos Santos da Cruz exemplo@exemplo.com Crisna Daniela Krause Bierhalz exemplo@exemplo.com Vera Lúcia Duarte Ferreira exemplo@exemplo.com Gisele Benck de Moraes exemplo@exemplo.com Marlize dos Santos Gloger exemplo@exemplo.com Sonia Maria da Silva Junqueira exemplo@exemplo.com Renan Silveira Camargo exemplo@exemplo.com Alessandro Carvalho Bica exemplo@exemplo.com <p>A sociedade vem transformando-se profundamente em todos os sentidos, mas tendo como fator comum uma preocupação latente com os sujeitos, suas opiniões, experiências e anseios. Apesar de não acompanharem na mesma velocidade, as estruturas formais de educação também atravessam uma mudança de paradigma no mesmo sentido. Tal conjuntura oportuniza a transversalização temática no debate educacional, assumindo que a discussão deve abranger todas as áreas que impactam a vida dos sujeitos. É nesse contexto que mestrandos do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa assumem o desafio de responder: como a sua pesquisa contribui para os processos de ensino-aprendizagem? Ainda que pareça simples, a pergunta permite desenhar um sem-número de respostas que emanam de escolhas metodológicas e teóricas diversas, como percebe-se na diversidade de olhares que apresentam cada um dos sete capítulos desta obra.</p> 2023-01-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/39 As Meninas Super Alfabetizadoras 2023-10-28T23:50:31-03:00 Sandrielle Cardoso Teixeira exemplo@exemplo.com Nilza Fernanda Marques Leal exemplo@exemplo.com Nathanielli de Lima Peraça exemplo@exemplo.com <p>As Meninas Super Alfabetizadoras é um guia prático dedicado a cultivar o aprendizado das crianças. Este guia, criado por futuras educadoras, oferece recursos, dicas e carinho para ajudar os pais a alfabetizarem seus filhos. Com a convicção de que a educação é uma jornada de longo prazo, este guia promete que, com paciência e dedicação, a semente da alfabetização germinará.</p> <p>DOI: <strong><a href="https://doi.org/10.29327/5325636" target="_blank" rel="noopener">10.29327/5325636</a></strong></p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/29 Formação Docente e Metodologias de Aprendizagem na Contemporaneidade 2022-11-19T16:16:29-03:00 Valesca Brasil Irala exemplo@exemplo.com Marcelo Rodríguez exemplo@exemplo.com Cristiane Rodrigues Thiel Silva exemplo@exemplo.com Lizandra Karine Mota exemplo@exemplo.com Marcos Antônio Ribas de Neira exemplo@exemplo.com Maria Antonia Pereira Pacheco exemplo@exemplo.com Rosa Maria Rodrigues Barros exemplo@exemplo.com Jéssica Urrutia Pereira exemplo@exemplo.com Angélica Teixeira da Silva Leitzke exemplo@exemplo.com Franciele Roos da Silva Ilha exemplo@exemplo.com Daniela De Maman exemplo@exemplo.com Eloisa Terezinha Teles Curado exemplo@exemplo.com Dion Leno Benchimol da Silva exemplo@exemplo.com Mix de Leão Moia exemplo@exemplo.com Márcio Soares Ferreira exemplo@exemplo.com Lucas de Sousa Costa exemplo@exemplo.com Anna Laura Kerkhoff Cristofari exemplo@exemplo.com Amanda Cardoso Teixeira exemplo@exemplo.com Adrielly Sontag Bertipalha exemplo@exemplo.com Maria Izabel Rodrigues Tognato exemplo@exemplo.com <p>Este livro compõe os anais do evento Educação &amp; Inovação - I Congresso Internacional. Os eixos que transversalizam os trabalhos reunidos aqui estão relacionados à formação docente e às metodologias de aprendizagem no contexto da contemporaneidade. As discussões propostas buscam promover olhares diferenciados às diversas temáticas relacionadas. Considera-se, nesse sentido, que a aproximação dos eixos às realidades e contextos educacionais qualifica o debate da educação como área de estudo integral e fundamental para a sociedade.</p> 2022-11-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/28 Do ensino de filosofia para o ensino de filosofi@ 2022-11-16T18:10:57-03:00 Andrews Dubois Jobim exemplo@exemplo.com Lucia Giraffa exemplo@exemplo.com <p>A obra de Andrews Dubois Jobim e Lucia Giraffa apresenta uma abordagem estimulante para pesquisadores no campo das tecnologias digitais e da filosofia, assim como para estudiosos de outras áreas, por abordar a intersecção entre a filosofia e as tecnologias digitais por uma perspectiva trans e interdisciplinar. A discussão apresenta-se urgente após as transformações e desafios educacionais ocasionados pela pandemia de COVID-19. Assim, este livro é indispensável, inovador e uma oportunidade para pensar-se novas práticas para a virtualização do ensino de filosofi@, possibilitando a criação conceitual em ciberespaços.</p> 2022-11-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/27 Transformações no Ensino: Tecnologias, Práticas e Reflexões 2022-10-24T15:34:21-03:00 Lucia Giraffa exemplo@exemplo.com André Raabe exemplo@exemplo.com Fabiana Zanardo Ferreira exemplo@exemplo.com Liliane Pinheiro exemplo@exemplo.com Caren Rossi exemplo@exemplo.com Valesca Brasil Irala exemplo@exemplo.com Thais de Almeida Roelade Almeida Roela exemplo@exemplo.com Rosa Maria Rodrigues Barros exemplo@exemplo.com Gustavo Griebler exemplo@exemplo.com Bianca Medina Sangbusch exemplo@exemplo.com Vitória Vasconcellos da Luz exemplo@exemplo.com Viviane Carvalho Moraes exemplo@exemplo.com Sandra Dutra Piovesan exemplo@exemplo.com <p>Este livro compõe os anais do evento Educação &amp; Inovação - I Congresso Internacional. Os trabalhos aqui reunidos permitiram discutir as transformações que o ensino-aprendizagem vem experimentando nos últimos anos e que perpassam não só questões tecnológicas, mas também pedagógicas. Espera-se que esta obra contribua para uma discussão ampla e transversal sobre o futuro da educação e a educação do futuro, compreendendo seus impactos nos sujeitos e no coletivo. Uma reflexão que deve estar alinhada ao tipo de sociedade que queremos deixar para as próximas gerações.</p> 2022-10-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/26 Discussões Contemporâneas: Inclusão, Contextos e Aprendizagem 2022-10-17T15:02:19-03:00 Márcia Regina Bertotto exemplo@exemplo.com Rejane da Silveira Several exemplo@exemplo.com Hélio Souza dos Reis exemplo@exemplo.com Carina Aparecida do Couto exemplo@exemplo.com Eunice Zamuner Villela exemplo@exemplo.com Fabiana Antunes Machado exemplo@exemplo.com Rodrigo Tadeu Pereira da Costa exemplo@exemplo.com Giovana Guaita Primon exemplo@exemplo.com Sonia Maria da Costa Mendes exemplo@exemplo.com Marislene Primon Grosso exemplo@exemplo.com Natália Salles Corrêa exemplo@exemplo.com Zeneide de Lima exemplo@exemplo.com Felipe Correa da Rosa Leite exemplo@exemplo.com Ana Cristina da Silva Rodrigues exemplo@exemplo.com Alcimara Lobato exemplo@exemplo.com Jocélia Nunes Antunes exemplo@exemplo.com Lizandra Karine Mota exemplo@exemplo.com Marcos Antônio Ribas de Neira exemplo@exemplo.com Ângela Carretta exemplo@exemplo.com Clarisse Ismério exemplo@exemplo.com Gabriela Swenson exemplo@exemplo.com <p>Este livro compõe os anais do evento Educação &amp; Inovação - I Congresso Internacional. A temática proposta considerou os campos da Educação e seus entrelaçares com a Inovação. Neste sentido, foram apresentadas discussões que vêm sendo desenvolvidas sobre a Aprendizagem, a Inclusão e seus contextos. O espaço um campo fértil de debates e trocas de ideias, com temas fundamentais para a sociedade contemporânea. O grande mote foi a educação e seus novos contextos que nos alertam sobre as transformações da sociedade pós-moderna.</p> 2022-10-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/25 Ciência, Educação e o Contemporâneo 2022-10-03T23:52:03-03:00 Rodrigo Dalosto Smolareck exemplo@exemplo.com Alan Maciel Guterres exemplo@exemplo.com Ângelo Antônio dos Anjos Dias exemplo@exemplo.com Adriano José de Santana exemplo@exemplo.com Leandra Berteaux Reis Moreira exemplo@exemplo.com Melize Quadros Xavier exemplo@exemplo.com Vanessa Aparecida Pacheco Bastos exemplo@exemplo.com Mariangela Fighera exemplo@exemplo.com Graciela Diez da Rosa Cambraia exemplo@exemplo.com Andréia Bastos Barbosa exemplo@exemplo.com Eliane Rosa Ramires exemplo@exemplo.com <p>O processo educativo, resultado do advento do contemporâneo, vem sendo atravessado por diversos dilemas e incertezas, no que tange ao seu processo de efetivação e construção de novos conhecimentos. Se estabelece, na sociedade em rede, o paradigma da genuína produção de saber em face a grandes demandas informacionais. Partindo dessas constatações, esta obra é, de fato, uma tentativa de propor canaletas reflexivas acerca de temas de pertinência no que tange a este novo cenário que apresenta-se carregado de liquidez, onde o saber e fazer têm sido postos em xeque e constantemente ressignificados.</p> 2022-10-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/24 Comunicação, Cultura e Tecnologia 2022-09-08T14:06:20-03:00 Cristiane Pinto Pereira exemplo@exemplo.com Beatriz Hobus Campestrini exemplo@exemplo.com Claudenir de Souza Munhoz exemplo@exemplo.com Ben Hur Munhoz Pereira exemplo@exemplo.com Yuri Cougo Dias exemplo@exemplo.com Adriana Gonçalves Ferrreira exemplo@exemplo.com <p>Há mais de duas décadas, quando Castells (1999) conceituava a Sociedade em Rede, não imaginava-se o quanto seria certeiro em sua definição. Vivemos um mundo mais do que conectado e as mudanças trazidas por tamanha realidade são sentidas em todos os âmbitos e níveis. A pandemia de Covid-19 provocou uma aceleração tecnológica e muitas práticas vieram para ficar. É isso que busca mostrar o livro <strong>Comunicação, Cultura e Tecnologia</strong>, dedicado a estudantes e profissionais da comunicação, assim como também a estudiosos de áreas afins. O objetivo é mostrar o quanto a sociedade demanda da tecnologia e levantar discussões sobre a necessidade dela para uma melhor democratização dos espaços de debate e aprendizagem.</p> 2022-09-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/23 Educação Contemporânea: Reflexões e Experiências 2022-08-30T15:36:55-03:00 Clarisse Ismério exemplo@exemplo.com Anelise Heidi Rempel exemplo@exemplo.com Fernanda Kieling Pedrazzi exemplo@exemplo.com Sônia Elisabete Constante exemplo@exemplo.com Ângela Susana Jagmin Carretta exemplo@exemplo.com Lize Helena Cappellari exemplo@exemplo.com Carmen Lúcia Simões Pires de Barros exemplo@exemplo.com Viviane Kanitz Gentil exemplo@exemplo.com Maria Elaine Leon exemplo@exemplo.com Jorge Alberto Soares Cruz exemplo@exemplo.com Lucia Giraffa exemplo@exemplo.com Mélanie de Quadro Soares Alves exemplo@exemplo.com Alessandro Carvalho Bica exemplo@exemplo.com Drieli Gasso Colman exemplo@exemplo.com <p>A obra busca continuar a discussão sobre a educação do presente e do futuro. Avançamos aceleradamente a contextos socioculturais cada vez mais complexos, particularmente pelas mudanças de comportamento dos sujeitos contemporâneos. Essas mudanças precisam ser acompanhadas por transformações das estruturas sociais, entre elas as instituições de ensino em todos os níveis.</p> 2022-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Vecher eBooks https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/21 Mediação do processo de aprendizagem em crianças com baixa visão 2022-05-12T19:01:40-03:00 D'layne Giordana Pereira Soares exemplo@exemplo.com <p>Brincar é uma experiência fundamental para qualquer idade, principalmente para as crianças da educação infantil. É brincando, jogando, que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e de desenvolver uma relação cognitiva com o mundo, pessoas, coisas e símbolos. Dessa forma, a brincadeira não deve ser mais uma atividade utilizada pelo professor apenas para recrear, mas deve ser desenvolvida utilizando estratégias que estimule o aprendizado. Neste livro, apresentamos uma análise de como o professor utiliza a brincadeira para mediar o processo de aprendizagem de crianças com baixa visão na educação infantil em escolas públicas de São Luís/MA.</p> 2022-05-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Vecher eBooks https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/22 Diversidade da avifauna 2022-05-15T21:03:45-03:00 Filipe Bálsamo Torbes Idalgo exemplo@exemplo.com <p>O estudo da avifauna é uma ferramenta interessante para avaliar condições ambientais, pois o grupo aves é taxonomicamente bem estudado, sendo a grande maioria das espécies de hábitos diurnos e são suscetíveis a variações nos ecossistemas. Este livro tem o intuito de apresentar um levantamento das espécies de aves numa área rural do município de Aceguá, na região da Campanha do Rio Grande do Sul. </p> 2022-05-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Vecher eBooks https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/20 Refletindo a Educação: Metodologias, Práticas e Gestão 2022-04-20T14:28:14-03:00 Clarisse Ismério clarisseismerio@urcamp.edu.br Ana Claudia Ferreira Brião exemplo@exemplo.com Isabel Cristina Santos Magalhães exemplo@exemplo.com Ângela Susana Jagmin Carretta exemplo@exemplo.com Fábio Bitencourt Leivas exemplo@exemplo.com Viviane Kanitz Gentil exemplo@exemplo.com Fernanda Kieling Pedrazzi exemplo@exemplo.com Sonia Elisabete Constante exemplo@exemplo.com Hélen de Oliveira Soares Jardim exemplo@exemplo.com Dulce Mari da Silva Voss exemplo@exemplo.com Jorge Alberto Soares Cruz exemplo@exemplo.com Jose Heitor de Souza Gularte exemplo@exemplo.com Ana Cristina da Silva Rodrigues exemplo@exemplo.com Marilene Vaz Silveira exemplo@exemplo.com Clarisse Ism´ério exemplo@exemplo.com Elis Helena Aguzzi Cougo Dias exemplo@exemplo.com Patrícia Ribeiro exemplo@exemplo.com Maria Helena Silva exemplo@exemplo.com <p>O livro Refletindo a Educação: Metodologias, Práticas e Gestão surge a partir do entendimento de que o pós-pandemia já começou e que os reflexos da inovação, dos avanços tecnológicos, pedagógicos, didáticos e da preservação da memória histórica se consolidam como temáticas de extrema relevância para os estudos presentes e futuros na área da educação.</p> 2022-04-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Vecher eBooks https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/19 Inovação, Gestão, Educação e Pandemia 2022-03-09T16:04:25-03:00 Rita Luciana Saraiva Jorge ritajorge@urcamp.edu.br Elisabeth Cristina Drumm elisabethdrumm@urcamp.edu.br Flavia Marques Gross flaviamg@sebraers.com.br Sofia Alicia Pereira Silvera sofiasilvera190011@urcamp.edu.br Marilene Vaz Silveira marilenealunos@gmail.com Elis Helena Aguzzi Cougo Dias exemplo@exemplo.com Clarisse Ismério clarisseismerio@urcamp.edu.br João Roberto de Lima Gaffrée joaorgaffree@gmail.com Cláudio Sonáglio Albano claudio.albano@gmail.com Walter Marçal Paim Leães Junior walter.leaes@hotmail.com Priscila Machado Chaves priscilachaves172625@sou.urcamp.edu.br Jesus Guilherme de Moreles Rodrigues jesusguilherme2008@gmail.com <p>O livro “Inovação, Gestão, Educação e Pandemia”, organizado pela Profa. Ma. Rita Luciana Saraiva Jorge e Elisabeth Cristina Drumm, tem como objetivo consolidar conhecimentos em áreas tão estratégicas e temáticas tão importantes quanto essas que permeiam a vida social de todos nós, independentemente da nossa localização geográfica.</p> 2022-03-09T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Vecher eBooks https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/17 ¡No todo lo que veo y escucho es verdad! 2022-02-25T12:25:49-03:00 Raiza Roznieski raiza.roznieski@edu.pucrs.br Lucia Giraffa giraffa@pucrs.br Drieli Colman (Tradução) drielecolman11@gmail.com <p>El libro ¡No todo lo que veo y escucho es verdad! es la versión en español del libro Nem tudo que vejo e ouço é verdade! y aborda las fake news y su combate a través de la educación mediática de manera lúdica, a partir de la narrativa de un cuento infantil. La maestra Luiza, con una dinámica práctica, muestra a sus alumnos cómo una información incorrecta es capaz de influir en las decisiones individuales y colectivas si no se lleva a cabo un proceso de verificación de esta información. A partir de ahí, la maestra estimula a sus alumnos a ir tras de respuestas, lo que se traduce en un gran aprendizaje para los personajes y también para el lector.</p> 2022-02-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Vecher eBooks https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/16 Nem tudo que vejo e ouço é verdade! 2022-02-15T15:32:25-03:00 Raiza Roznieski raiza.roznieski@edu.pucrs.br Lucia Giraffa giraffa@pucrs.br <p>O livro Nem tudo que vejo e ouço é verdade! aborda as fake news e o seu combate através da educação midiática de forma lúdica, a partir de uma narrativa de conto infantil. A professora Luiza, com uma dinâmica prática, mostra aos seus alunos como uma informação incorreta é capaz de influenciar a decisão individual e coletiva se não for feito um processo de checagem dessa informação. A partir disso, a professora incentiva os alunos a ir atrás de respostas, o que resulta em grande aprendizado para os personagens e também para o leitor.</p> 2022-02-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Vecher eBooks https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/15 Criando uma oficina de Scratch 2021-11-21T18:21:13-03:00 Bruno Selau Gonçalves giraffa@pucrs.br Lucia Giraffa giraffa@pucrs.br <p>Apresenta-se um conjunto de conhecimentos sobre programação na plataforma Scratch, estando organizados da forma didática que pretende fixar conceitos básicos de pensamento computacional para aquele que usufruir deste manual. O livro foi desenvolvido por Bruno Selau Gonçalves e Lucia Giraffa com apoio do CNPq, através de Bolsa de Produtividade e Pesquisa concedida à segunda autora.</p> 2021-11-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Vecher Editora e Livraria https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/13 The Mistake is my friend! 2021-11-21T17:44:55-03:00 Lucia Giraffa giraffa@pucrs.br Margarete Santos marga.santos@gmail.com <p>The Mistake is my friend! is a book dedicated to showing that mistakes are part of the teaching-learning process. Dedicated to early childhood education teachers, the book was developed by Lucia Giraffa and Margarete Santos with support from CNPq, through a Productivity and Research Scholarship granted to the first author.</p> 2021-11-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Vecher Editora e Livraria https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/14 Dora, a programadora 2021-11-21T18:06:31-03:00 Lucia Giraffa giraffa@pucrs.br Margarete Santos marga.santos@gmail.com <p><strong>Dora, a programadora</strong> é um livro dedicado a destacar o lugar feminino na área do pensamento computacional, assim como empoderar mulheres negras. Dedicado a todxs xs docentes da Educação Infantil e anos iniciais que trabalham com pensamento computacional, o livro foi desenvolvido por Lucia Giraffa e Margarete Santos com apoio do CNPq, através de Bolsa de Produtividade e Pesquisa concedida à primeira autora.</p> 2021-11-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Vecher Editora e Livraria https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/12 ¡El Error es mi amigo! 2021-11-21T15:47:08-03:00 Lucia Giraffa giraffa@pucrs.br Margarete Santos marga.santos@gmail.com <p>¡El Error es mi amigo! es un libro dedicado a mostrar que los errores son parte del proceso de enseñanza-aprendizaje. Dedicado a docentes de educación infantil, el libro fue desarrollado por Lucia Giraffa y Margarete Santos con el apoyo del CNPq, a través de una Beca de Productividad e Investigación otorgada a la primera autora.</p> 2021-11-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Vecher Editora e Livraria https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/11 Dos blocos ao texto: Dicas para programar com BlueJ 2021-09-30T10:36:48-03:00 Alison de Quadros Carnetti exemplo@exemplo.com João Benno Weber exemplo@exemplo.com Lucia Giraffa giraffa@pucrs.br <p>Neste guia, são apresentados alguns ambientes para se ensinar programação, desde o nível mais iniciante (para aqueles que nunca programaram) até níveis mais avançados, como o ensino considerando o paradigma Programação Orientada a Objetos (POO). Nessa perspectiva, seu objetivo é auxiliar na escolha de ambientes para o ensino de programação, denominados de IDE (Integrated Development Environment), os quais se caracterizam por combinar recursos para criação de código, em determinada linguagem em uma única interface gráfica (GUI), buscando, com isso, facilitar o desenvolvimento da programação.</p> 2021-09-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/10 Nem tudo são rosas 2021-08-03T16:13:20-03:00 Clarisse Ismério clarisseismerio@urcamp.edu.br Carine Prevedello carine.prevedello@eco.ufrj.br Ana Karolina Matias Emydio anakarolinaemydio@unesc.net Fernanda da Silva Lima fernandalima@unesc.net Iara Schardosin Bayma de Menezes iarasbmenezes@gmail.com Bruna Fucolo Novack brunanovack@gmail.com Natalia Vigil Willrich nataliawillrich@hotmail.com Vilmar Pina Dias Júnior vilmardias@urcamp.edu.br Camila Morales camila_morales@uniritter.edu.br Paula Lemos Silveira paulalsilveira@mx2.unisc.br Alice Milagres alicemondaca@gmail.com Vaneza Silva da Rosa vsrosa@mx2.unisc.br Izabel Belloc belloc.iza@gmail.com Samanta Bergmam samantabergmam.aluno@unipampa.edu.br Maria Luísa Taborda Santiago marialuisa@gmail.com Fabiane Lazzaris fabianelazzaris@unipampa.edu.br Mariana Abreu abreumariana17@gmail.com Stéfani Romero stefanimachadoromero@gmail.com Silvia Vargas psi.silviavargas@gmail.com Wilma dos Santos Coqueiro wilmacoqueiro@gmail.com <p>Nem tudo são rosas: refletindo os preconceitos, as lutas e conquistas femininas, organizado pelas Dras. Clarisse Ismério (Urcamp) e Carine Prevedello (UFRJ), é um espaço de resistência das mulheres. Um espaço que não ignora o fato de que a reflexão feminista precisa ser interseccional e não deixar nenhum corpo para trás. Nem tudo são rosas compila estudos baseados na literatura, nas experiências próprias ou de terceiras, mas sobretudo traz diversidade e levanta problemáticas importantes no contexto mundial. Além disso, conta com apresentação da incrível Esther Grossi.</p> 2021-08-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Vecher Editora e Livraria https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/8 O Erro é meu amigo! 2021-07-16T01:34:37-03:00 Lucia Giraffa giraffa@pucrs.br Margarete Santos marga.santos@gmail.com <p>O Erro é meu amigo! é um livro dedicado a evidenciar que os erros são parte do processo de ensino-aprendizagem, ou melhor, da ensinagem. Dedicado a professores da educação infantil, o livro foi desenvolvido por Lucia Giraffa e Margarete Santos com apoio do CNPq, através de Bolsa de Produtividade e Pesquisa concedida à primeira autora.</p> 2021-07-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Vecher Editora e Livraria https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/7 Aplicativos de nutrição: percepção dos praticantes de exercícios físicos 2021-06-29T09:25:12-03:00 Filipe Lucas de Oliveira filipenutri2020@outlook.com Beatriz Silva Pereira Bernucci beatriz.bernucci@somoskennedy.com.br <p>Existe uma infinidade de aplicativos disponíveis gratuitamente que abordam os assuntos da nutrição, tendo como público-alvo praticantes de atividade física em seus diversos segmentos. Diante desta crescente popularidade, torna-se necessário analisar se tais aplicativos apresentam impacto na relação do nutricionista com o paciente e se essa relação possui respaldo na legislação. Sendo assim, a contribuição deste estudo apresenta resultados desafiadores para a classe profissional, considerando ainda que os aplicativos estão presentes no cotidiano das pessoas e estas recorrem cada vez mais à sua utilização.</p> 2021-06-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Vecher Editora e Livraria https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/6 Assessoria de imprensa: novas realidades, novos desafios 2021-06-11T22:19:09-03:00 Cristiane Pinto Pereira cristianepereira@urcamp.edu.br Adriana Kühn adriana@usinadenoticias.com.br Augustho Soares augustho.cs@gmail.com Cecilia Lima Ferreira ceciliallferreira@gmail.com Claudenir de Souza Munhoz claudenirmunhozdp@gmail.com Cristiane Pinto Pereira cristianepereira@urcamp.edu.br Maria Julia de Medeiros Silveira Sutero mjmedeiross@gmail.com Simôni Costa Monteiro Gervasio si_costa@msn.com Távisson Esteves tavissonce@gmail.com <p>Apesar de ser um ofício criado há mais de cem anos, a assessoria de imprensa continua sendo um dos mercados mais fortes da comunicação. Entretanto, nos últimos anos, a área sofreu mudanças gigantescas. Considerando esse contexto, a obra Assessoria de imprensa: novas realidades, novos desafios busca elucidar estas modificações a partir de experiências vivenciadas por profissionais do mercado. Um livro para iniciar um bom debate sobre o presente e o futuro da assessoria de imprensa em meio a tantas novas possibilidades. <strong>Compre a edição impressa</strong>.</p> 2021-06-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Vecher Editora e Livraria https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/5 O ensino em contexto pandêmico 2021-05-26T15:44:52-03:00 Paula Lemos Silveira paulasilveira@urcamp.edu.br Clarisse Ismério clarisseismerio@urcamp.edu.br Christian Severo christiansevero@urcamp.edu.br Felipe Gustsack fegus@unisc.br Vaneza Silva da Rosa vsrosa@mx2.unisc.br Paula Lemos Silveira paulalsilveira@mx2.unisc.br Marilene Vaz Silveira marilenesilveira@urcamp.edu.br Patrícia Ribeiro patriciaribeiro-1993@hotmail.com Maria Helena Silva helenaribeiro-ribeiro@hotmail.com Renan Silveira renansilvcamargo@hotmail.com Vanessa da Silva Vargas vanessavargas.aluno@unipampa.edu.br Camila G. dos Santos do Canto camilagds@gmail.com <p>Composta por seis capítulos, a obra traz a perspectiva de diferentes autores, oriundos de diversas instituições, e que pensam transversalmente o tema. Tal complexidade temática delineia-se em narrativas objetivas construídas pelos autores, que propiciam ao leitor momentos de reflexão e ressignificação das múltiplas potencialidades do trabalho voltado para o repensar dos fazeres docentes e de todo o processo de ensino-aprendizagem. Das metodologias, às tecnologias que estão, hoje, envolvidas no processo.</p> 2021-05-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Vecher Editora e Livraria https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/2 Patrimônio Cultural 2021-02-01T01:40:58-03:00 Clarisse Ismério clarisseismerio@urcamp.edu.br Cátia Silveira catilusilveira@gmail.com Rafael Milheira milheirarafael@gmail.com Amanda Couto amandacouto189165@sou.urcamp.edu.br Darlan Rosa darlanrosa190142@sou.urcamp.edu.br Gilson Silva gilsonfi@bol.com.br Ana Conceição a.beatrizsc03@gmail.com Carlos Silva abraaonegrao1@gmail.com Magali Gonçalves magaligoncalves@urcamp.edu.br Marilene Silveira marilenesilveira@urcamp.edu.br Elis Dias elisdias@urcamp.edu.br Monique Inocencio monique.inocencio@ifrj.edu.br Pedro Guedes pepe02221@gmail.com Vinicius Menezes vinistoria@hotmail.com <p style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 6.0pt 0cm;"><span style="color: black;">Composta por sete capítulos, a obra </span><strong><span style="color: #222222; background: white;">Patrimônio Cultural: simbolismos, intertextualidades e polifonias</span></strong><span style="white-space: pre-wrap;"><span style="color: #222222; background: white;"> traz a perspectiva de diferentes autores, oriundos de diversas instituições, e que pensam transversalmente o tema a partir da produção científica nos programas de pós-graduação, de projetos em educação patrimonial, do patrimônio literário jornalístico, do patrimônio arquitetônico construído, de instituições patrimoniais, da criação de acervos digitais de memória e do cinema como meio de valorização do patrimônio.</span> </span><span style="color: black;">Tal complexidade temática delineia-se em narrativas objetivas construídas pelos autores, que propiciam ao leitor momentos de reflexão e ressignificação das múltiplas potencialidades do trabalho voltado para valorização e preservação do Patrimônio Cultural.</span></p> 2021-02-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Editora Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/1 Subjetividade Manipulação e Pós-verdade 2020-12-24T05:27:04-03:00 Marcelo Rodríguez marcelo@vecher.com.br <div class="wbg-details-wrapper"> <div class="wbg-details-description"> <div class="wbg-details-description-content"> <p>Esta obra tem como fato gerador o assassinato do general iraniano Qasem Soleimani por parte dos Estados Unidos, sob as ordens do presidente Donald Trump. A partir daí, é feita uma revisão bibliográfica relacionada às discussões jornalísticas sobre objetividade, mercado e agenda-setting, além da comunicação como cultura, a manipulação e o fenômeno da pós-verdade. Tudo, tendo como objeto de uma análise de conteúdo a cobertura realizada pela CNN em Espanhol na sua conta do Twitter, com foco, fundamentalmente, na construção narrativa e semântica. Foi possível identificar, nesse contexto, a subjetividade do discurso jornalístico pró-Estados Unidos e anti-Irã, principalmente a partir de recursos característicos da pós-verdade, com a finalidade de manipular a opinião pública, principalmente ocidental.</p> <p> </p> <p><em>Obra não disponível. Retirada para reedição</em>.</p> </div> </div> </div> 2020-12-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Editora Vecher https://editora.vecher.com.br/index.php/vel/catalog/book/3 A abordagem empreendedora no ensino do jornalismo como forma de superar o mercado informal 2021-02-24T17:18:23-03:00 Renan Silveira renansilvcamargo@hotmail.com <p>Existem inúmeros fenômenos que nos levam a pensar no jornalismo com uma profissão em crise. Certas rupturas enfrentadas pelo setor visivelmente não estão restritas a um fator exclusivo. Dessa forma evidenciamos especificamente: a não-obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, e o aumento de publicações que passam a estar disponíveis gratuitamente na internet. Por esses motivos, somado ao surgimento de aparelhos eletrônicos capazes de divulgar informações em tempo real, a real necessidade do jornalista frente à sociedade é questionada. Na mesma medida em que faz indivíduos comuns aderir ao jornalismo amador, democratizando a informação, abre caminho para a divulgação deliberada de publicações mal apuradas e/ou mal-intencionadas, geralmente com tom noticioso. Isto sem citar fake news que se aproveitam dessa ruptura dos meios tradicionais para se apresentarem como “verdades alternativas”. Frente a esses problemas, propomos, por meio de uma revisão bibliográfica de conceitos e métodos práticos, o incentivo do empreendedorismo pelas Instituições de Ensino Superior (IES) dentro dos cursos de jornalismo. A partir de então, profissionais com a devida formação serão incentivados a ocupar espaços que, apesar de concentrarem grandes nichos de público, são atualmente desdenhadas pela maioria dos bons jornalistas. O eventual êxito desta proposta tende a reconquistar mercado para a categoria, além de conteúdo de qualidade para a sociedade.</p> 2020-11-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Vecher Editora e Livraria