Vozes da Docência na Educação Inclusiva: Experiências com Estudantes no Espectro Autista

Autores/as

Vaneza Silva da Rosa
Universidade de Santa Cruz do Sul
https://orcid.org/0000-0003-3304-5400

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Docência

Sinopsis

Esta obra investiga as experiências de professoras com estudantes no espectro autista, explorando os desafios e as reflexões gerados pela convivência com a diversidade, utilizando a metáfora do desenho para ilustrar os sentidos atribuídos a essas vivências. O livro destaca como as interações com estudantes autistas desafiam as docentes a repensarem suas abordagens e a confrontarem o sentimento de despreparo.

DOI: 10.29327/5419204

Biografía del autor/a

Vaneza Silva da Rosa, Universidade de Santa Cruz do Sul

Educadora Especial na Rede Municipal de Ensino de Santa Cruz do Sul (RS), atuando no Atendimento Educacional Especializado. Doutora e Mestra em Educação (UNISC). Licenciada em Educação Especial (UFSM). Possui também especialização em Psicopedagogia Institucional (UNOCHAPECO). Atuou na coordenação da Escola Recanto da Esperança APAE/Chapecó, entre 2005 e 2007. Foi professora da Universidade Comunitária de Chapecó (UNOCHAPECO) e também da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Entre 2018 e 2023, desenvolveu trabalho pedagógico com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na APAE de Santa Cruz do Sul. Na rede municipal de ensino de Santa Cruz do Sul (RS), atuou no ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Seus interesses de estudo abrangem a educação especial, com ênfase no transtorno do espectro autista, formação de professores e processos de docência. Além disso, investiga sobre experiências docentes e intervenções pedagógicas com estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem.

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Publicado

agosto 14, 2024

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Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-982325-5-9