Desafios da Inclusão: Estratégias Pedagógicas, Formação Docente e Tecnologias Educacionais

Autores/as

D’layne Giordana Pereira Soares (ed)
Universidade Federal do Maranhão

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Tecnologias Educacionais, Acessibilidade

Sinopsis

Desafios da Inclusão: Estratégias Pedagógicas, Formação Docente e Tecnologias Educacionais mergulha nas complexidades da inclusão escolar, abordando temas como adaptações curriculares, avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência e o uso de tecnologias assistivas. Através de estudos de caso e análises teóricas, a obra oferece uma reflexão crítica sobre as práticas educacionais inclusivas, destacando os desafios e as inovações necessárias para construir uma educação que realmente acolha a diversidade.

DOI Livro: 10.29327/5419602

DOI Capítulo 1: 10.29327/5419602.1-1

DOI Capítulo 2: 10.29327/5419602.1-2

DOI Capítulo 3: 10.29327/5419602.1-3

DOI Capítulo 4: 10.29327/5419602.1-4

DOI Capítulo 5: 10.29327/5419602.1-5

DOI Capítulo 6: 10.29327/5419602.1-6

DOI Capítulo 7: 10.29327/5419602.1-7

Capítulos

  • Recursos pedagógicos e a inclusão de alunos com deficiência visual na escola
    Camilla Maria dos Santos de Araújo, D’layne Giordana Pereira Soares
  • Letramento e os desafios no ambiente escolar: um estudo de caso com aluno surdo
    D'Jullian Glay Pereira Soares, D’layne Giordana Pereira Soares
  • Recursos de tecnologia assistiva aplicados à educação dos alunos com baixa visão
    Larissa Maria Vitor Dourado
  • Inclusão digital de alunos com deficiência através das TICs na escola: desafios e possibilidades
    Orlando de Lima Monteiro, D’layne Giordana Pereira Soares
  • A abordagem das TICs na formação do professor da educação básica na perspectiva da educação inclusiva
    D’layne Giordana Pereira Soares, Simone Maria Carvalho e Silva Lima, Jean da Silva Lima
  • Adaptações curriculares e os desafios dos docentes na inclusão escolar: um estudo de caso
    Maria do Socorro Pereira Santos, D’layne Giordana Pereira Soares
  • Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência: desafios dos docentes no ambiente escolar
    Waldirene Oliveira Garreto, D’layne Giordana Pereira Soares

Biografía del autor/a

D’layne Giordana Pereira Soares, Universidade Federal do Maranhão

Professora e especialista em Educação Inclusiva, atuando na Rede Municipal de Ensino de Paço do Lumiar (MA) como docente no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com diversas especializações, incluindo Psicopedagogia, Neuropsicologia, e Educação Especial. Atualmente, é professora substituta do curso de graduação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e orientadora de TCC em cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, leciona nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Santa Fé/MA e Faculdade Aliança do Maranhão (FAMAR). É membro ativo de grupos de pesquisa em Ciências, Matemática e Educação Inclusiva no IFMA, onde também colabora em cursos de extensão nas áreas de deficiência visual e Autismo.

Anteriormente, atuou como Técnica em Educação Especial com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal de Paço do Lumiar. Com ampla experiência na área, ministra palestras e cursos sobre Neurociência e Aprendizagem, Psicologia da Educação, Deficiências Sensoriais, TEA, Deficiência Intelectual, Adaptações Curriculares e Metodologias Ativas. É associada à Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT) e à Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE).

Descargas

Publicado

agosto 16, 2024

Categorías

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-982325-6-6