Formação Docente na Contemporaneidade: Desafios, Inovações e Perspectivas

Authors

Francéli Brizolla (ed)
Universidade Federal do Pampa
https://orcid.org/0000-0001-7987-2044

Keywords:

Educação, Docência, Formação de professores

Synopsis

O livro Formação Docente na Contemporaneidade: Desafios, Inovações e Perspectivas reúne uma série de reflexões e pesquisas que abordam os principais desafios da formação de professores no século XXI. A obra discute temas essenciais, como a inclusão educacional, o impacto das tecnologias no ensino, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o papel do autoconhecimento no sucesso acadêmico. A partir da perspectiva de diferentes autoras e autores, esta obra oferece uma visão crítica e inovadora sobre as transformações necessárias na educação, convidando educadores a repensarem suas práticas e a se prepararem para um cenário em constante mudança.

DOI do Livro: 10.29327/5428826

DOI do Capítulo 1: 10.29327/5428826.1-1

DOI do Capítulo 2: 10.29327/5428826.1-2

DOI do Capítulo 3: 10.29327/5428826.1-3

DOI do Capítulo 4: 10.29327/5428826.1-4

DOI do Capítulo 5: 10.29327/5428826.1-5

DOI do Capítulo 6: 10.29327/5428826.1-6

DOI do Capítulo 7: 10.29327/5428826.1-7

DOI do Capítulo 8: 10.29327/5428826.1-8

Chapters

  • A experiência do estágio docência: percepções sobre a permanência na formação de professores
    Rafaela Melo Ferreira, Crisna Daniela Krause Bierhalz
  • A importância das Habilidades Sociais na formação do “ser” professor e sua relação com o currículo das licenciaturas
    Silviane Paz Pacheco, Lisete Funari Dias, Francéli Brizolla, Joice Neves
  • Alfabetização e letramento na Educação do Campo: cartas pedagógicas como instrumento de ensino
    Ana Cristina da Silva Rodrigues, Tiago Ramires, Nilza Soares dos Santos Peraça
  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Formação Docente: desafios para uma Educação Inclusiva
    Diogo Almeida e Silva, Léslie Amanda da Silva
  • Formação Docente no Século XXI: Desafios, Inovações e Perspectivas
    Marilene Vaz Silveira, Josefa Oliveira de Souza, Rita Luciana Saraiva Jorge
  • Impactos da Sala de Aula Invertida no aprendizado e bem-estar discente: uma abordagem integrada à Educação Positiva
    Anna Elizandra Sonego Fernandes, Pablo Ferreira Pereira, Valesca Brasil Irala, Leandro Blass
  • “Quando não estou bem comigo mesma eu não consigo…”: o papel do (auto)conhecimento na experiência e sucesso acadêmicos no ensino superior
    Mégui Mascarelo Sudo, Valesca Brasil Irala
  • Uma análise de objetivos educacionais no Ensino de Física sob a óptica da Taxonomia de Bloom
    Joice Neves, Lisete Funari Dias, Silviane Paz Pacheco

Downloads

Published

September 16, 2024

Categories